Mostrar mensagens com a etiqueta política. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta política. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O futuro em Compenhaga

Copenhaga recebe pela segunda vez uma grande cimeira. Da primeira vez, em 1995, o seu o fim era tomar medidas para erradicar a pobreza a nível mundial. Mas parece que o objectivo não foi atingido

Mas desta vez, o assunto é outro. Este ano a Cimeira de Copenhaga tem como propósito reunir os líderes mundiais para discutir qual a reacção que deverá ser tomada face aos problemas ambientes que temos presenciado nos últimos anos.

Esta será a 15ª conferencia organizada pelas Nações Unidas. Depois de Quioto, Bali, Bona, Banguecoque e Barcelona, é a vez de Copenhaga servir de casa para os governantes mundiais, para que lá sejam tomadas importantes decisões.

As opiniões divergem bastante quando se fala na crise climática que decorre actualmente. Uma das opiniões mais concorridas é a da causa antropogénica (efeito causado pelo Homem). Também há quem diga, por exemplo, que este problema é temporário (daqui a uns séculos é capaz de estar resolvido). De uma maneira ou de outra os cidadãos de Pequim não andam de máscara na rua só para brincar aos médicos, isto é, mesmo não estando de acordo, todos os cidadãos e cidadãs do planeta terão de concordar que as medidas tomadas nesta cimeira não serão apenas para travar as alterações climáticas, mas também para melhorar a qualidade de vida da Humanidade. O dióxido de carbono pode até não contribuir significativamente para o aumento do efeito de estufa( o que acho muito improvável), mas inalar o fumo dos escapes dos veículos como se fossem balões de crack não deve ser muito agradável para a saúde.

Deixemo-nos de teorias da conspiração. Devemos agir de uma forma activa para que possamos melhorar as condições do planeta e tentaremos sobreviver pelo menos até 2012. Não custa tentar.

sábado, 5 de dezembro de 2009

A voz do povo

Ainda há momentos encontrei-me com a vizinhança daqui do prédio ,no habitual curso nocturno de culinária, e como sempre, criticamos vidas alheias. Falamos mal da senhora da padaria, porque tem vindo a colocar apêndices ósseos sobre o crânio do cônjuge, que lhe é fiel (à cerveja é claro). De seguida falamos sobre senhor Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. Estimado pelas jovens italianas amantes de um bom champanhe, festas e calor humano, o polémico político italiano foi apupado por 350mil pessoas que admitiram estar indignadas com o presidente do conselho de ministros devido à sua vida mediática e leviana, e a casos de corrupção que Berlusconi poderá estar envolvido. A multidão também exigiu a sua demissão e que fosse julgado pelos seus actos criminosos.

Apenas relatei este exemplo para demonstrar que por vezes nós (o povo) apenas não demonstramos a nossa insatisfação ,por exemplo a medidas que não achamos correctas, por comodismo, até que chega a altura em que essa acção nos afecta, mas já e tarde para voltar atrás e anulá-la.

Neste caso, 350mil italianos (um número relativamente pequeno para os milhões de habitantes deste país) foram suficientes para que a sua mensagem pudesse ser transmitida por todo o mundo e que todos os cidadãos se apercebessem do sucedido. Talvez estes protestantes, com esta brincadeira, tenham acabado de ganhar o dobro dos apoiantes…

 
Site Meter