segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O futuro em Compenhaga

Copenhaga recebe pela segunda vez uma grande cimeira. Da primeira vez, em 1995, o seu o fim era tomar medidas para erradicar a pobreza a nível mundial. Mas parece que o objectivo não foi atingido

Mas desta vez, o assunto é outro. Este ano a Cimeira de Copenhaga tem como propósito reunir os líderes mundiais para discutir qual a reacção que deverá ser tomada face aos problemas ambientes que temos presenciado nos últimos anos.

Esta será a 15ª conferencia organizada pelas Nações Unidas. Depois de Quioto, Bali, Bona, Banguecoque e Barcelona, é a vez de Copenhaga servir de casa para os governantes mundiais, para que lá sejam tomadas importantes decisões.

As opiniões divergem bastante quando se fala na crise climática que decorre actualmente. Uma das opiniões mais concorridas é a da causa antropogénica (efeito causado pelo Homem). Também há quem diga, por exemplo, que este problema é temporário (daqui a uns séculos é capaz de estar resolvido). De uma maneira ou de outra os cidadãos de Pequim não andam de máscara na rua só para brincar aos médicos, isto é, mesmo não estando de acordo, todos os cidadãos e cidadãs do planeta terão de concordar que as medidas tomadas nesta cimeira não serão apenas para travar as alterações climáticas, mas também para melhorar a qualidade de vida da Humanidade. O dióxido de carbono pode até não contribuir significativamente para o aumento do efeito de estufa( o que acho muito improvável), mas inalar o fumo dos escapes dos veículos como se fossem balões de crack não deve ser muito agradável para a saúde.

Deixemo-nos de teorias da conspiração. Devemos agir de uma forma activa para que possamos melhorar as condições do planeta e tentaremos sobreviver pelo menos até 2012. Não custa tentar.

6 comentários:

  1. Assunto execelente. Sei que ai no prédio só discutem temas de alta importância na sociedade, sendo que (pelo que a do 3 esquero me disse)prefiro rezar um tercinho antes de dormir e desligar a luz não para poupar energia mas para não acordar com a casa ardida como aconteceu com o cunhado da prima do 3º esquerdo. Com isto se durarmos até 2012 aí eu vou começar a pensar em reciclar. (isto tudo ironicamente falando poruqe o que eu quero dizer é que acho muito bem que sejam postos em pratica medidas para ''pouparmos'' o nosso planeta como apostar nas energias renovaveis, diminuir o consumo de electrecidade e reciclar, coisas que ja fazem parte á bastante tempo do meu dia a dia).

    ResponderEliminar
  2. Gostei do comentário e tenho pena que depois de tudo o que ja se passou no planeta ainda hajam pessoas que nao pensam dessa forma

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, grnade post, de facto.
    Realmente, já é tempo de acabar com teoriazinhas da conspiraçao que nao nos vao levar a lado nenhum.

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. É muito bonito dizer que os cépticos do aquecimento global não olham para as evidencias e que são adeptos de teorias da conspiração, mas gostava que fundamentassem isso cientificamente. Até la isto não passa de ataques pessoais a pessoas que não partilham da vossa crença. Já agora podiam fazer uma fogueirazinha pra queimar uns livros mais inconvenientes ou mesmo pessoas

    ResponderEliminar
  5. Também é muito bonito dizer cépticos cá cépticos lá, mas não passam de cépticos, não provam nada cientificamente, apenas dizem que não às soluções dadas por alguem que tem dois dedos de testa. Os cépticos são pessoas que não tem capacidade de fazer melhor, e para se sobressairem discordam do trabalho de alguem que tem valor para a sociedade

    ResponderEliminar
  6. Desculpa, mas esses tais de cépticos são o que ? Tinha ideia que eram cientistas, não? Vens me dizer que não provam nada cientificamente. Se assim fosse não teriam qualquer credibilidade, nem teriam a capacidade de por em causa as teorias que condenam. Felizmente que isso não acontece. Os cépticos(pessoas debilitadas, na tua opinião), ao questionar determinadas teorias, podem muitas vezes surgir como rectificadores de erros que essa teoria possa comportar. Também considero que os cépticos podem errar, o que é completamente humano, porém no meu parecer há pessoas que não aceitam outros pontos de vista senão o que estas defendem.
    Fica bem.

    ResponderEliminar

 
Site Meter