segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Festas alcalinas, ou não

O Natal, como todas as festividades anuais, possuem acções e objectos que são indistinguíveis em relação a outros momentos. No Natal vemos luzinhas musicas características, uma solidariedade incomum, os presentes. Com estes últimos carregam obrigatoriamente outro género de objectos, as pilhas. Estes pequenos pedaços metálicos que emanam energia, idealizados pela primeira vez por Volta são cruciais para que o brinquedo eléctrico funcione, desde os simples bonecos e carros até aos brinquedos dos veteranos.

É claro que devemos poupar energia pelo menos toda a gente diz isso). As pilhas fornecem energia. Não devíamos utilizar menos pilhas? Isto é, as pilhas são poluentes. Vamos lá organizar as ideias:

É Natal, tudo muito bonito;

As crianças chegam à beira da árvore de Natal e recebem os seus presente todos contentes;

Os pais fizeram questão de lhes darem os brinquedos que elas tanto queriam sem se importarem com o tipo de consumo de brinquedo ( já não me refiro ao brinquedo consumir ou não, apenas ao tipo de consumo);

As pilhas contém poluentes, nomeadamente metais pesados.

Ah bom, afinal uma pilha pode causar efeitos ambientais negativos, e se os pais forem descuidados, pode levar à morte da criança… Pronto está bem…

Mas na realidade, devemos ter em atenção estes pormenores, porque também eles são importantes para que evitemos catástrofes ambientais.

Não interessa se gastemos duas pilhas e as deitemos fora de forma indevida. O que passa a ser problemático é toda a gente pensar assim.

Por isso, pensemos de uma outra forma. Podemos perfeitamente utilizar outras soluções acessíveis a todos, como baterias recarregáveis.

Um Natal sem zinco e lítio para todos vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter