terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Senso de justiça

O dia de hoje é para esquecer aqui no prédio. Um dos nossos vizinhos faleceu. Pelo que ouvi dizer, morreu durante uma operação. Não sei de todos os detalhes, mas penso que a culpa foi de um dos cirurgiões.

Não posso aceitar completamente esta opinião, porque era um vizinho que apenas conhecia de vista, e nunca assisti a uma morte destas de alguém que conhecia bem, mas penso que, por muito revoltante que possa ser para a família e amigos do defunto, cirurgião é um emprego que carrega uma grande responsabilidade, mas que não passa de um emprego. Quando alguém que exerce esta função erra, não deve ser massacrado com todo o tipo de críticas, e fazê-lo culpar-se ainda mais do sucedido, pois reflectir morreu alguém por culpa sua, já deve ser um bom fardo para carregar.

Tenho uma má notícia: se os cirurgiões tivessem que ser perfeitos, não existiriam cirurgiões (!). Quando estamos a exercer um trabalho mais comum e enganamo-nos alguém vem, fala connosco, dão duas palmadinhas nas costas e já está tudo bem. É óbvio que se um cirurgião mata um paciente devido a negligência deve responder pelos seus erros, mas também é verdade que não devem ser demitidos, se acharem que podem continuar a exercer os seus cargos.

Se um padeiro deixar queimar o pão uma vez, porque lhe dão uma nova oportunidade, uma vez que um erro daqueles no seu ramo é muito grave? Porque não podemos dar uma nova chance a um cirurgião já que o erro dele, apesar de ter um grande impacto, foi cometido sem intenção? Errar é humano.

Então pensemos assim: Acabei o meu curso, agora sou um cirurgião. Estou a operar calmamente, dá-me uma quebra de tensão, perco os sentidos enquanto estava com um bisturi na mão. Perfuro o pulmão do paciente. E agora? Corto os pulsos? Atiro-me de um prédio abaixo? As pessoas vão-me julgar até à morte!

Vale a pena reflectir…

4 comentários:

  1. uuuuhhh, que texto cheio de sensibilidade.

    ResponderEliminar
  2. são documentários e filmes portugueses, à que promover cinema português eheh

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo . Ninguém deve ser julgado por algo que nao fez intencionalmente. Bom blog , parabéns

    ResponderEliminar
  4. É bom saber que há quem concorde comigo. Obrigado

    ResponderEliminar

 
Site Meter