quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ouvi dizer que se chama "Mundo Oculto"

Antes de passar ao assunto propriamente dito, apenas queria pedir desculpa a todos os leitores, mas acabei de passar por uma fase de procrastinador e não me apetecia de todo escrever. Prometo tornar-me mais regular no que toca à escrita.
O assunto que vos trago e deveras mórbido e.. pronto está bem, estúpido.
Este livro que vos apresento:

com os meros 40 anos de idade, o livro – que não merece ser portador deste termo – está longe de ser eticamente correcto. “ São Cipriano / O legítimo /Capa negra” é um “manual” de bruxaria em geral, negra e branca, contendo rezas, esconjuros, quiromancia, cartomancia, alquimia e superstições – é isto que diz no índice – .

Agora compreendo quem admira criaturas de outro mundo (lobisomens, vampiros), uma vez que isso não é nada em relação ao conteúdo degradante deste manual. Quem é que acredita que mutilar um sapo e colocá-lo à beira de um cadáver que em tempos foi nosso querido nos dê felicidade eterna?

Cipriano foi um sujeito que em tempos andava armado em “cozinheiro”, só que não tinha lá grandes dotes. Supostamente, este indivíduo misturava uns ingredientes um pouco estranhos e dizia umas coisas e latim, e puff! Fazia um feitiço qualquer (pelo menos era o que se dizia).

É Sempre bom ver uma pessoa que dizia ser devota, depois de ter sacrificado vários animais para dizer que tinha poderes e, claramente, sem qualquer fim económico.

Mas o grande problema não é o uso destes “feitiços” por Cipriano, já que ele viveu por volta de 250 d.C., e as populações desta época poderiam ser facilmente controladas por alguém que tivesse dois dedos de testa. O que realmente me incomoda é o facto de haver quem ainda acredite nestas histórias da Carochinha ( sem querer ofender a Carochinha). Não se deixem levar por balelas desta natureza.

Não coloco aqui o link de acesso ao livro, porque acho completamente desnecessário. Se se querem dar ao trabalho de o ler, também não importa darem-se ao trabalho de o procurar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter